Pesquisa aponta vantagem de Harris em estados como Wisconsin e Michigan, mas disputa segue acirrada em outros territórios importantes.
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, supera o ex-presidente Donald Trump em quatro estados cruciais, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 4 de setembro. Apesar da vantagem, em muitos desses estados a diferença está dentro ou pouco acima da margem de erro.
O levantamento aponta que Harris lidera em Wisconsin, Geórgia, Michigan e Nevada. No entanto, em Nevada e Geórgia, a diferença entre os dois candidatos é mínima, com Harris à frente por apenas 1%. Já em Michigan e Wisconsin, a vantagem é um pouco maior, com Harris superando Trump por 5% e 6%, respectivamente.
Na Pensilvânia, os dois candidatos estão empatados, ambos com 47% das intenções de voto. O único estado em que Trump aparece à frente é o Arizona, onde ele tem 5% de vantagem sobre Harris.
A pesquisa revela que a maioria dos eleitores nos estados-chave confia mais nos republicanos em questões econômicas e de imigração. No entanto, Harris ganha destaque nas áreas de defesa da democracia, direitos ao aborto e direitos reprodutivos.
Outro dado importante é que mais da metade dos eleitores desses estados considera as posições de Trump excessivamente extremistas, enquanto um número um pouco menor compartilha a mesma opinião sobre Harris.
O estudo foi conduzido pela SSRS para a CNN entre os dias 23 e 29 de agosto de 2024. No total, 682 eleitores foram entrevistados no Arizona, 617 na Geórgia, 708 em Michigan, 626 em Nevada, 789 na Pensilvânia e 976 em Wisconsin, com uma margem de erro de até 5%.